Apresentamos algumas informações mínimas que precisam constar em seu currículo.
Apresentamos algumas informações mínimas que precisam constar em seu currículo.
1º Dados pessoais:
O início do currículo deve apresentar o profissional, com nome completo, idade, estado civil, endereço, cidade, telefone (celular/whatsapp, residencial ou para recados), e-mail e redes sociais (por exemplo: facebook.com/aciiocdl.ipora e instagram.com/aciiocdl)
2º - Objetivo
Neste espaço o profissional precisa escrever de forma bem objetiva (máximo 3 linhas) qual é a posição/área/cargo de interesse. Não coloque vários objetivos juntos, isso só confunde.
3º - Formação acadêmica
O candidato deve colocar do último grau de escolaridade que possui para o menor (Por exemplo: MBA, depois Graduação, etc), ou seja, quem não tem nível superior deve citar o nível médio, e assim por diante. Cite pós-graduação, curso técnico, etc se possuir.
A descrição deve ter o nome da instituição, curso e ano ou previsão de término.
4º - Resumo de qualificações
Aproveite este espaço para colocar informações positivas sobre sua carreira e agregadoras ao seu currículo. Pense em quais habilidades, conhecimentos e experiências você possui e descreva de forma objetiva e sincera.
5º - Experiência profissional
Descreva todas as suas experiências profissionais (estágios, trabalhos temporários e fixos) colocando as atribuições, responsabilidades que tinha, nome da empresa e mês/ano contratação e mês/ano desligamento).
6º - Cursos complementares
Este espaço é para informar cursos extracurriculares ou de curta duração, workshops e treinamentos. Mencionar o nome da instituição, mês e ano de início e término e carga horária.
7º Idiomas/Informática e outras informações
Descreva seu conhecimento em idiomas, informática e outras informações que considerar pertinente, como por exemplo, experiências internacionais, trabalhos voluntários, referências profissionais, etc.
O que NÃO se faz necessário colocar no currículo?
- Foto (Só deve ser enviada quando empregador solicitar)
- Número de documentos pessoais
- Título ?currículo vitae? ou ?currículo?
- Nome de pais, marido ou esposa e filhos
- Referências pessoais (Contatos pessoais)
- Motivo de saída de empregos anteriores
- Pretensão salarial
- Cartas de referência, certificados de cursos realizados.
- Data e assinatura no currículo
Há diversas vagas de emprego que buscam profissionais que bem organizam as suas informações.