NOTÍCIA

15/06

Declaração explicativa sobre o intuito da proposta encaminhada aos vereadores.

Mediante indagações quanto ao intuito da proposta, segue a explicação sobre a proposta encabeçada por munícipes e entidades.


Senhores Vereadores, 


Compreendemos que não é momento para divisões, mas de ainda mais união entre setor público e privado, para juntos atuarem na preservação das instituições e fortalecimento de Iporã do Oeste. As medidas solicitadas na proposta entregue no dia 08 de junho de 2020, devem ser analisadas sem apegos pessoais ou emocionais.  Nós precisamos acreditar nos nossos representantes. Nós queremos uma gestão pública eficiente. Queremos trabalhar, produzir, gerar riquezas e manter empregos, mas o custo do Município, Estado e União, precisa diminuir, tem que fazer a sua parte. Essa é nossa grande expectativa, é o que esperamos de quem nos representa.  Os políticos devem cumprir a sua função também e esperamos esse apoio para juntos sobrevivermos a esta crise e aperfeiçoarmos o que deixamos de fazer por muito tempo, que é alinharmos e reinventar a gestão pública. Nosso dever é começar por aqui. Ao longo dos anos, as entidades através de inúmeros voluntários atuaram e desempenharam papéis importantes para o crescimento desta cidade. Cabe ressaltar que é fundamental que se crie um plano para redução de despesas em toda a estrutura do Poder Executivo, legislativo e judiciário em todo país. Assim esperávamos que Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste compreendesse os anseios de quem busca mudanças estruturais para atender as demandas da comunidade local. 

Justificamos a proposta de alteração salarial de vereadores e vice-prefeito, pois em sua maioria tem outra fonte de renda e desempenham outras funções, afinal, são funções passageiras, e deve ser uma missão par quem é eleito, que vai além do salário, assim como qualquer presidência de entidade, instituição ou ONG, em que o propósito maior é o bem comum, de uma sociedade, município ou região. 

Ser político não é profissão. É encargo, encargo passageiro de quem se comprometeu a servir ao próximo; a representar a vontade popular; a colaborar para o destino da cidade e do país. A iniciativa visa a conferir um novo papel aos vereadores de Iporã do Oeste. Nada mais democrático que querer atrair representantes pelo viés ideológico, e repelir aqueles que estão pelos motivos errados, visto que os vereadores podem exercer suas profissões de forma normal e continuada, salvo raras exceções.

A atividade não remunerada ou remunerada de acordo com a realidade dos trabalhadores e munícipes da nossa região, resgatará o verdadeiro papel honorífico e social do exercício da política local. Afastará do cenário político, ainda, uma série de figuras, cujo intento de ingresso nas Câmaras Municipais é unicamente fundado no percebimento de subsídios, pela participação nas sessões mensais. Claro, há exceções, assim como em todos os setores de trabalho, mas ao equiparar em horas/ações/resultados percebe-se a necessidade de rever o que se pratica no legislativo. Só assim seremos capazes de conquistar, em breve intervalo, profundo avanço na representação política municipal e na qualidade dos vereadores de nosso país como um todo.

Nos atemos a dizer que neste momento, isentamos as demais entidades de exposição, para evitar que sofram retaliações. Da mesma forma, que o Senhor Fernando Ott, foi convidado para a reunião na qualidade de vereador e ainda, que a publicação foi patrocinada por um munícipe através de seu cartão de crédito pessoal. 

Entendemos, diante da declaração recebida, que todos os vereadores são contra a proposta apresentada, e que neste momento não temos representantes para nossos anseios. Só nos resta dizer e trabalhar para que Iporã do Oeste continue dando exemplo, afim de mostrar que é possível a manutenção de um poder legislativo de baixo custo e eficiente, sem comprometer a sua capacidade de promover transformações positivas para a sociedade. Esse é o nosso desejo!


Voltar